Fazer uma boa dieta não é o suficiente para ter um corpo saudável. É preciso inserir em sua vida receitas que facilitem a ingestão de poucas calorias. É errado pensar que uma receita saudável não pode ser gostosa...tudo depende do modo de preparo e os temperos e ingredientes utilizados. Veja abaixo algumas receitas que vão ajudar você a ter uma alimentação mais saudável no dia a dia:
1 cebola
2 xícaras de macarrão cozido
1 fio de azeite ½ xícara de cogumelo em conserva
4 colheres (sopa) de milho verde 2 tomates sem pele e sem sementes
½ xícara de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de requeijão light
Manjericão
Modo de Fazer: Refogue a cebola e o tomate no azeite. Coloque os cogumelos, o milho e o caldo de legumes. Acrescente o manjericão. Deixe ferver e coloque o requeijão e o macarrão. Mexa e sirva com manjericão.
1 xícara de arroz integral
1 xícara de repolho roxo picado
1 pé de salsão picado
1 xícara de cenoura ralada Metade de pimentão verde e metade de uma cebola picada
4 dentes de alho
3 xícaras de água quente Sal a gosto
Modo de Fazer: Em uma panela de pressão refogue a cebola, o alho e o pimentão. Coloque os outros legumes e refogue mais. Coloque o arroz, a água e tempere com sal. Feche a panela e quando ela pegar pressão deixe por 20 minutos em fogo médio. Retire da panela e sirva.
500g de peito de frango moído
2 cebolas raladas
3 dentes de alho
½ xícara de salsinha Noz-moscada Sal e Pimenta
Molho:
½ kilo de tomates maduros sem pele e semente
1 colher de creme vegetal light
1 cebola ralada
1 folha de louro
1 colher (café) de açúcar
4 talos de salsão picados
Sal
1 colher (sopa) de orégano
½ xícara de salsinha
Modo de Fazer: Coloque os tomates em um liquidificador e guarde o molho. Em uma panela, coloque o creme vegetal e refogue a cebola. Coloque a folha de louro, o molho de tomate, o açúcar e o salsão. Cozinhe por 10 minutos. Acrescente sal, orégano e deixe ferver um pouco. Desligue o fogo e coloque a salsinha. Enrole as almôndegas com a ajuda da farinha de trigo. Coloque o molho novamente no fogo e deixe ferver. Vá inserindo as almôndegas na panela. Não mexa os bolinhos carne, tampe a panela e deixe cozinhar por 10 minutos.
10 batatas cortadas em rodelas grossas
1 xícara de queijo cottage
½ colher de noz-moscada ralada
½ xícara de salsinha e ½ xícara de cebolinha
Molho:
2 xícaras de água fervente
1 tablete de caldo de galinha
2 cebolas pequenas picadas
2 colheres de farinha de trigo
1 xícara de leite desnatado
Modo de Fazer: Em uma panela insira a farinha de trigo e o leite, mexendo bem. Coloque as cebolas, o caldo de galinha e a água. Deixe cozinhar por 5 minutos em fogo baixo e mexa sempre. Reserve esse molho. Em uma travessa coloque as batatas, espalhe o molho, o queijo cottage, polvilhe noz-moscada e coloque cebolinha e salsinha por cima. Leve ao forno por 15 minutos.
500g de macarrão do tipo penne
5 litros de água
Queijo cottage em cubos
300g de peito de peru em cubos
15 tomates cereja partidos
200g de nozes e castanhas-do-pará picadas
Sal a gosto
Molho:
6 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de suco de limão
2 peras médias picadas
1 iogurte natural desnatado
Sal a gosto e raspas de limão
Modo de Fazer: Bata no liquidificador o azeite, o suco do limão, as peras e o iogurte natural. Tempere a gosto e coloque as raspas de limão e misture. Coloque toda a água em uma panela, acrescente sal e cozinhe a massa. Cozinhe o macarrão até ele ficar al dente. Com o macarrão pronto coloque em uma travessa, coloque o molho e mexa para envolver os dois. Acrescente o queijo cottage, o peito de peru, os tomates cereja, as nozes, as castanhas e mexa mais um pouco. Decore e sirva em seguida.
Ocasionada pela falta de fibras, pelo estresse, falta de atividades físicas, pelos horários irregulares de alimentação ou pelo uso excessivo de laxantes.
Para evitar:
Fontes de ferro: carnes brancas ou vermelhas, ideal ingeri-las duas vezes por dia. Para que não haja a perda do ferro, evite tomar café e outras bebidas energéticas e também espere pelo menos 2 horas para ingerir leite ou derivados;
Alimentos saudáveis: ovos cozidos, sopas magras, verduras e legumes, pães, maizena, água, sal, etc.
Alimentos perigosos: gorduras e frituras, doces concentrados, bebidas alcoólicas, café, embutidos, repolho, pimentão e outros.
Acontece quando o organismo está desregulado. O ideal é tomar água de coco, ele é um soro vegetal e ajuda muito a hidratar. Adicione uma pitada de sal para contribuir com a rehidratação em casos mais graves. O alho também contribui para amenizar esse sintoma; além de reduzir a pressão arterial, ele protege o coração, pois diminui o colesterol ruim e aumenta os níveis de colesterol bom.
Ideal para pessoas com doenças cardiovasculares. Com ela, o sangue é bombeado da maneira certa para o coração. Ele ajuda a prevenir o câncer, como o de próstata.
Doença que diminui a quantidade de massa óssea, fragilizando os ossos e aumentando o risco de fraturas. Para prevenir, ideal consumir:
Nutriente responsável por proteger os ossos e também eliminar as células de gordura. Encontrado no leite, seus derivados e nos vegetais escuros.
Rico em antioxidantes, além de emagrecedor, o chá faz bem para a pele, previne o câncer e cuida da saúde cardiovascular.
Atenção aos hipertensos: pessoas com gastrite e refluxo, não devem abusar da bebida.
Não combine a bebida com leite e derivado e tome-o depois das 16 horas. Como acompanhamento, pode se ter biscoitos ou pães integrais. Para os hipertensos, o consumo deve ser de duas xícaras de chá por dia. Para quem não apresenta a doença, pode ser ingerido até 4 xícaras diárias.
Encontre os Elementos | |
---|---|
Ferro | açaí, vegetais escuros, carne bovina, fígado, peixes, aves etc. |
Cálcio | iorgurtes, sardinha, brócolis, leite e derivados, etc. |
Vitamina B12 | salmão, ostras, fígado, etc. |
Potássio | feijão, banana, passas, alfafa, etc. |
Vitamina C | limão, laranja, acerola, mamão, etc. |
Ácido Fólico | lentilha, grão de bico, gérmen de trigo, etc. |
Colesterol | manteiga, linguiça, miolo de boi, gema de ovo, etc. |
Gordura trans (prejudicial à saúde) | biscoito recheado, coberturas de bolinhos e bolos industrializados, sorvete, empanados, comida congelada industrializada, etc. |
Sódio | bacalhau, sopa instantânea, molho shoyu, embutidos (salsicha, presunto e outros), enlatados, etc. |
Procure lavar bem os alimentos, bem para evitar a contaminação dos mesmos, que pode ser por:
Limpe completamente o local de preparação: esponjas, panos, utensílios, roupas e outros elementos que possam causar contaminação.
Separe os alimentos crus dos cozidos, como carnes, frangos e pescados de alimentos já cozidos, os primeiros podem estar contaminados.
Cozinhe bem os alimentos: um correto cozimento é capaz de eliminar quase todos os microorganismos nocivos.
Temperatura segura: há microorganismo que se desenvolvem no alimento a condições rápidas, quando da mudança ou não de temperatura. Há temperaturas que param o crescimento e outras aceleram. Atente-se à conservação do alimento:
Na hora da preparação: selecione os melhores e retire as partes danificadas do alimento, lave em água corrente os vegetais folhosos, folha por folha; frutas e legumes, uma a uma.
Coloque de molho por dez minutos em água clorada, compre produto adequado, na medida de uma colher de sopa para um litro água. Lave as mãos e os utensílios e mantenha sob refrigeração até a hora de servir.