Também conhecida como dieta dos famosos, a dieta ortomolecular vem ganhando espaço por ter excelentes resultados visíveis na pele, no cabelo, na disposição e, claro, na balança. Ela faz parte da medicina ortomolecular e sua base está na reeducação alimentar, pois é por meio dela que é possível obter uma maior quantidade de nutrientes, acumulando em menor quantidade as toxinas e gorduras prejudiciais. Concedendo, desde a célula até o organismo como um todo, o que for preciso para produzir a energia necessária para manter as funções vitais.
A alimentação balanceada é a palavra-chave para essa dieta que valoriza alimentos antioxidantes e ricos em magnésio. Quando escolhido corretamente, pode oferecer ao organismo o máximo de nutrientes com o menor acúmulo de resíduos, que serão facilmente eliminados.
Em alguns casos, se faz necessária uma desintoxicação do organismo para prosseguir com a dieta, uma vez que seu ponto forte é a absorção de nutrientes. Um organismo que não consegue absorver corretamente, com o passar do tempo, vai acumulando resíduos e esse quadro dificulta o rendimento da dieta.
Por ser uma dieta com orientação direta de um médico ortomolecular, em alguns casos são prescritos suplementos de vitaminas, minerais, ácidos graxos e aminoácidos que estão carentes no organismo, equilibrando o metabolismo, agilizando a queima de gordura e, principalmente, regulando o funcionamento do intestino.
Para que o organismo possa ter uma melhor absorção é necessário que a alimentação seja mais natural (orgânicos preservam substâncias antioxidantes como vitaminas A, C e E), reduzindo o consumo de produtos industrializados e alimentos refinados (como o açúcar e a gordura hidrogenada), pois são pobres em nutrientes vivos.
Se puder, consuma mais produtos orgânicos e proteínas com pouca gordura, que podem ser encontradas em aves, peixes e clara de ovo. Para dar energia ao corpo humano também opte pelos carboidratos integrais. Nessa dieta é importante também consumir bastante água para ajudar no funcionamento dos rins, fígado e pulmão.
Antes de começar o tratamento é necessário fazer muitos exames. Testes com o fio do cabelo, sangue e urina, irão mostrar a concentração de vitaminas e minerais no organismo, auxiliando o médico na hora de prescrever os suplementos e elaborar uma dieta personalizada para o paciente. A perda de peso varia dependendo do paciente e a meta é obter o peso ideal de acordo com o IMC (Índice Massa Corporal).
Não se esqueça que toda dieta tem um caráter restritivo e não ensina ninguém como se alimentar de maneira saudável; para isso, é necessário se reeducar. Sendo assim, qualquer pessoa pode manter seu peso ideal sem sacrifícios e sofrimentos.