A dieta da proteína é baseada na redução dos carboidratos e o aumento das proteínas na alimentação. Essa informação é reforçada pela sensação de saciedade causada pelas proteínas fazendo com que uma pessoa resista a tentação de comer um alimento mais calórico. A dieta foi criada pelo cardiologista Robert Atkins, mas ficou mundialmente conhecida como dieta da proteína.
É importante não deixar de comer totalmente os carboidratos dando preferência aos alimentos como massas e pães na versão integral, pois eles são fontes de energia essenciais ao corpo. Abuse das proteínas magras como peixes, ovos e aves.
Por ter uma baixa ingestão de carboidratos, há uma queda drástica na produção de insulina pelo pâncreas (o normal é consumir até 200g de carboidratos por dia, na dieta das proteínas esse valor cai para 20g). É nesse ponto que a dieta atua: com menos insulina no corpo, a queima de gordura é maior e o resultado é um emagrecimento rápido e menos retenção de líquidos. Além disso, com a redução desse nutriente no corpo, o fígado passa a transformar a gordura corporal em corpos cetônicos e ácidos graxos.
Essa é uma dieta praticada por muitas mulheres famosas, mas costuma ser condenada pelos nutricionistas porque o carboidrato é cortado da alimentação e o certo seria reduzir seu consumo e não eliminá-lo.
Para quem pratica muito exercício físico, não é recomendado fazer esse tipo de dieta, uma vez que eles funcionam como combustível para o corpo durante as atividades físicas. Ela trabalha como uma dieta rápida e introduz sua reeducação alimentar, priorizando a alimentação saudável, mas não deve ser feita por muito tempo.
Contra-indicações: A falta de consumo desse nutriente pode causar irritabilidade, dor de cabeça, fraqueza, tontura e prisão de ventre. Mulheres gestantes e pessoas com ácido úrico elevado não podem realizar essa dieta. Pessoas com problemas metabólicos e renais também não devem optar por ela.
⇒ Opção 1
1 pote de iogurte natural e desnatado com 1 maçã picada
1 fatia de torrada integral
1 colher (sopa) de ricota;
⇒ Opção 2
1 fatia de ricota
1 xícara (chá) de leite desnatado batido com ½ papaia e 1 colher (sopa) de aveia em flocos
Lanche da Manhã
⇒ Opção 1
1 noz média
1 xícara de chá de gengibre
⇒ Opção 2
2 castanhas-do-pará
1 xícara de chá de camomila
⇒ Opção 1
Salada de alface com tomate e 2 colheres de cenoura ralada. Temperados com um fio de azeite, suco de limão e pouco sal.
2 colheres (sopa) de abobrinha cozida
1 filé de frango grelhado
1 pequena fatia de abacaxi
1 colher (sopa) de lentilha cozida
⇒ Opção 2
Salada de alface, agrião, 3 tomates cereja e 1 colher (sopa) de grão de bico cozido. Temperados com um fio de azeite, suco de limão e sal
1 sobrecoxa de frango assada e sem pele
1 colher (sopa) de acelga refogada
4 morangos
⇒ Opção 1
1 torrada integral
1 fatia de queijo light
1 xícara de chá de camomila
⇒ Opção 2
Metade de uma pera
1 fatia de ricota
1 xícara de chá de gengibre
⇒ Opção 1
Salada com 3 colheres (sopa) de repolho, 2 colheres de vagem, 3 fatias de tomate, 1 lata de atum ao natural, gergelim e salsinha. Temperados com um fio de azeite, suco de limão, sal e vinagre balsâmico.
⇒ Opção 2
Salada de rúcula com fatias de tomate e 1 colher (sopa) de ervilhas em conserva
2 fatias de berinjela grelhada com um fio de azeite
Porção de rosbife
⇒ Opção 1
1 copo de leite de soja light
⇒ Opção 2
1 fatia e ½ de ricota