Homem Acima PesoPara entrar em forma e ter uma vida saudável, alguns esforços são necessários. Existem dicas preciosas que favorecem a perda de peso. Veja algumas delas:

  • Beber muita água! Além de um excelente hidratante, a água dá uma sensação incrível de saciedade. Beba, pelo menos, de 8 a 10 copos de água por dia (ou bebidas baseadas em água). Ao praticar atividades físicas, essa quantidade aumentará.
  • Caso você tenha vontade repentina de comer um doce, substitua-o por uma fruta doce. Procure evitar frutas muito calóricas como manga, abacate e uva.
  • A melancia é uma ótima fruta para ser consumida, quando o objetivo é emagrecer. Ela sacia a fome e tem muito líquido, o que hidrata o corpo.
  • Diminua bastante o consumo de arroz e pão branco. Eles são carboidratos bastante calóricos. Substitua-os por aqueles com menos calorias. Uma dica é, quando for almoçar, comer feijão com o acompanhamento de alguma salada.
  • Lembre-se que a principal refeição do dia é o café da manhã. Alimente-se bem nesse horário: coma pão integral, mamão, leite e iogurte desnatado.
  • Já no almoço, segunda principal refeição, opte por um prato bastante colorido. Invista na salada, misturando alface, cenoura, chuchu cozido, rúcula, repolho, tomate e outros. Experimente também jogar fibra de trigo ou linhaça por cima. Um lembrete importante é: não utilize temperos calóricos. Para dar sabor, uma colher de mostarda amarela, no máximo.
  • Quando for jantar, prefira algo mais leve, como uma sopa ou um mingau. Não é recomendado ingerir sopas instantâneas, aquelas prontas do mercado. Elas contêm altos níveis de sódio.
  • Evite consumir uma grande quantidade de carboidratos; eles são importantes, mas em quantidades moderadas. Sempre que possível, coma muitas verduras e legumes e frutas.
  • As carnes são excelentes fontes de proteínas; porém, prefira consumir, em média, 3 vezes por semana, acompanhada de uma salada no almoço.
  • Não se esqueça de que, entre as refeições, é importante ingerir algum alimento. Invista em frutas ou barras de cereais.
  • Emagrecer já não é um procedimento muito fácil; sem exercício físico então, fica mais difícil ainda. Aposte em alguma academia ou mude alguns hábitos como sempre subir o prédio de elevador. Caminhadas diárias são altamente recomendadas. Essa dica também ajuda a sua pele a ficar mais firme.
  • Durma bem! As pessoas que dormem de maneira saudável, não ficam com ansiedade, nem exaustas no dia seguinte; esses são os principais fatores do aumento de apetite.

Receitas Leves

Se você adora uma lasanha, feijoada e bolo de chocolate, saiba que esses alimentos não são, como um todo, proibidos. Quando consumidos moderadamente e com algumas diferenças em seus ingredientes, esses pratos podem ser consumidos tranquilamente.

Frango Assado

É muito importante, antes de assar o frango, retirar toda a pele dele. Isso evita o consumo de uma grande fonte de gordura, além de evitar o aumento do colesterol. Para deixá-lo com o aspecto mais atraente, o truque é pincelar suco de laranja (ao invés de manteiga) em toda a sua superfície.

Lasanha Vegetariana

A única diferença dessa lasanha para a convencional, é a troca da massa por fatias de legumes grelhados. Ela ficará saudável e bastante saborosa.

Feijoada Light

Algumas substituições devem ser feitas para que a sua feijoada fique saudável e pouco calórica. Ao invés de paio, bacon e carne seca, coloque linguiça de frango, lombo suíno magro e fatias bovinas magras.

Molho de Salada

Em primeiro lugar, não coloque muito azeite em sua salada. O azeite, apesar de ser considerado uma gordura do bem, se consumido em excesso, pode causar um efeito indesejável nas pessoas: fazer engordar. Portanto, sempre que possível, diminua a quantidade. Para a salada ficar mais saborosa, acrescente molho mostarda e iogurte desnatado.

Ovos

Jamais consuma-os fritos. Prefira a versão cozida, ou, se preferir, utilize apenas algumas claras para fazer um leve omelete. O recheio para esse preparo pode ser feito com queijo magro e ervas frescas – Isso torna a sua receita magra e nutritiva.

Bolo de Chocolate

O bolo de chocolate é uma das receitas mais preferidas entre as pessoas. Porém, é altamente calórico. Para fazer uma receita mais levinha, substitua, na receita, o leite por sucos de frutas, prefira farinha integral a branca, e troque o açúcar refinado pelo mascavo. Essas substituições reduzem consideravelmente o valor calórico e a gordura saturada.

Guloseimas Permitidas

Para quem não abre mão de um doce, segue uma lista de guloseimas que são permitidas durante uma dieta:

  • Cookies integrais: fontes de energia, fibras, vitaminas e minerais. Utilize-os para substituir os biscoitos tradicionais que são altamente calóricos, possuindo alto ter de gorduras saturadas e trans, além de ser pobres em nutrientes.
  • Chocolate à base de soja: como são adoçados com açúcar orgânico, não têm colesterol, lactose e glúten, tornando-se um excelente substituto para os chocolates convencionais que são recheados de colesterol, gorduras saturadas e açúcares.
  • Barra de frutas: prefira aquelas que são produzidas com castanhas e frutas. Não têm corantes, conservantes e açúcar.
  • Snacks integrais: eles são assados, livres de corantes artificiais e ricos em fibras, ao contrário dos snacks tradicionais.
  • Brownie de soja: sem lactose ou glúten, é rico em fibras, vitaminas e minerais.
  • Frutas secas: contêm altos teores de vitaminas, minerais e fibras, não possuindo adição de açúcar, nem de conservantes.
  • Paçoca de soja: é fonte de fibras e vitaminas do complexo B.