Manter a alimentação saudável passa longe da ideia de cortar parte dos nutrientes nas refeições, pois nosso corpo precisa de todos eles. O segredo está no equilíbrio! Tudo em excesso faz mal, porém, se você souber comer a quantidade adequada, poderá comer de tudo. Mas é importante lembrar que a quantidade de frutas, verduras e legumes deve ser sempre bem maior do que a de gorduras e açúcares.

Além disso, é importante lembrar que uma rotina correta de refeições, faz toda a diferença, pois uma não substitui a outra. O café da manhã é essencial em uma alimentação saudável, pois é a primeira refeição do dia após uma longa noite de sono onde nosso corpo já perdeu algumas calorias e agora precisa de "combustível". Por isso precisa ser a refeição mais reforçada, deve preencher 25% das necessidades calóricas diárias. Alguns estudos comprovam que quem não tem o hábito de tomar café da manhã corre mais riscos de obesidade, colesterol alto e diabetes. Além disso, também é uma forma de manter o corpo bem durante o dia, evitando tontura, mal-estar, falta de concentração e também evita que você consuma menos calorias durante o dia.

Mas por que será que é importante comer de três em três horas?

Ao ingerirmos algo a cada três horas mantemos a taxa de glicose (o açúcar do sangue) regulada e o metabolismo ativo. Essa sugestão é importante para pessoas que possuem diabetes e muitos nutricionistas recomendam dietas específicas para o tratamento da diabetes. Se não nos alimentarmos com essa regularidade, a taxa de glicose sofre picos quando nos alimentamos, fazendo com que o organismo libere insulina (hormônio) de forma exagerada, promovendo o estoque de gordura na região abdominal.

Porém, não é qualquer tipo de alimento que deve ser ingerido a cada três horas, ou seja, dê preferência aos alimentos mais leves e saudáveis (Exemplos: frutas, barras de cereal, castanha, amêndoas, etc.). Portanto, não se engane achando que se ficar sem comer durante horas irá emagrecer, pelo contrário, se seguir as regras, seu organismo trabalhará de forma mais inteligente.

Todas as refeições são importantes, porém, procure ingerir alimentos mais saudáveis e não coma nada em excesso. A atitude mais inteligente é se cuidar, para que você não precise cortar tudo aquilo que gosta. Apenas controle! Sendo assim, não é necessário nenhum sacrifício, nem passar fome. Saiba comer de tudo, em porções adequadas.

Todos os nutrientes possuem uma função em nosso organismo e são divididos em duas classes: macronutrientes e micronutrientes. 

Macronutrientes

São essenciais, responsáveis por fornecer energia e fundamentais para o crescimento, manutenção e atividade do organismo. Precisam ser ingeridos em maior quantidade, pois quando a ingestão não é suficiente, há o distúrbio alimentar e a perda de peso. Fazem parte dos macronutrientes: proteínas, gorduras, carboidratos e alguns minerais.

Micronutrientes

Também são essenciais ao organismo, mas podem ser ingeridos em uma quantidade menor. São encontrados nas vitaminas e nos elementos vestigiais.

Pirâmide Alimentar

A pirâmide alimentar é um ótimo guia para manter uma boa alimentação, pois divide os alimentos em seis grupos e mostra em que ordem e prioridade eles devem ser ingeridos. Porém, a quantidade necessária de nutrientes varia de acordo com a idade, o sexo, a altura, o peso, a atividade física e metabólica.

Pães Variedades

1º Grupo » Carboidratos

(Pães, arroz, cereais, massas, etc.)

São ricos em carboidratos, fibras e vitaminas do complexo B. A maioria das calorias que você ingere diariamente devem ser do grupo 1 e por isso precisam estar presentes em todas as refeições. São encontrados sob a forma de glicose, sacarose, frutose, amido, lactose, dentre outros.  

 

Verduras Legumes2º Grupo » Legumes e verduras

Possuem vitaminas, minerais e fibras, que são essenciais para as reações metabólicas e ajudam na prevenção de muitas doenças. Prefira sempre as folhas verdes escuras e os legumes amarelo-laranjados. Podem ser ingeridos crus ou cozidos.

 

Frutas Variedade3º Grupo » Frutas

Tem quase as mesmas funções do grupo 2 e possuem também as vitaminas, minerais e fibras. O ideal é que sejam consumidas no estado natural.

 

Carnes Churrasqueira

 

4º Grupo » Carnes, ovos e grãos

Possuem muitas proteínas, ferro e vitaminas. É importante para a construção e manutenção dos tecidos, para a formação de hormônios, enzimas e também atua no sistema de defesa. É aconselhável, em quantidade moderada, ingerir no almoço e no jantar.

 

 

Xícara Leite5º Grupo: Leite e derivados

São ricos em cálcio, proteína e mineral, que ajudam na formação e fortalecimento dos ossos, o bom funcionamento das contrações musculares e agem também no sistema nervoso.

 

 

Óleo Gorduras

 

6º Grupo: Óleos e Gorduras

Após serem transformados em tecido adiposo no corpo, servem como fontes de energia. Devem ser consumidos com moderação, pois são os mais prejudiciais.