Almoço SaudávelA dieta da proteína é baseada na redução dos carboidratos e o aumento das proteínas na alimentação. Essa informação é reforçada pela sensação de saciedade causada pelas proteínas fazendo com que uma pessoa resista a tentação de comer um alimento mais calórico. A dieta foi criada pelo cardiologista Robert Atkins, mas ficou mundialmente conhecida como dieta da proteína.

É importante não deixar de comer totalmente os carboidratos dando preferência aos alimentos como massas e pães na versão integral, pois eles são fontes de energia essenciais ao corpo. Abuse das proteínas magras como peixes, ovos e aves.

Por ter uma baixa ingestão de carboidratos, há uma queda drástica na produção de insulina pelo pâncreas (o normal é consumir até 200g de carboidratos por dia, na dieta das proteínas esse valor cai para 20g). É nesse ponto que a dieta atua: com menos insulina no corpo, a queima de gordura é maior e o resultado é um emagrecimento rápido e menos retenção de líquidos. Além disso, com a redução desse nutriente no corpo, o fígado passa a transformar a gordura corporal em corpos cetônicos e ácidos graxos.

Essa é uma dieta praticada por muitas mulheres famosas, mas costuma ser condenada pelos nutricionistas porque o carboidrato é cortado da alimentação e o certo seria reduzir seu consumo e não eliminá-lo.

Para quem pratica muito exercício físico, não é recomendado fazer esse tipo de dieta, uma vez que eles funcionam como combustível para o corpo durante as atividades físicas. Ela trabalha como uma dieta rápida e introduz sua reeducação alimentar, priorizando a alimentação saudável, mas não deve ser feita por muito tempo.

Contra-indicações: A falta de consumo desse nutriente pode causar irritabilidade, dor de cabeça, fraqueza, tontura e prisão de ventre. Mulheres gestantes e pessoas com ácido úrico elevado não podem realizar essa dieta. Pessoas com problemas metabólicos e renais também não devem optar por ela.

Cardápio Saudável – Dieta da Proteína

Café da Manhã

Opção 1

1 pote de iogurte natural e desnatado com 1 maçã picada

1 fatia de torrada integral

1 colher (sopa) de ricota;

Opção 2

1 fatia de ricota

1 xícara (chá) de leite desnatado batido com ½ papaia e 1 colher (sopa) de aveia em flocos

Lanche da Manhã

Opção 1

1 noz média

1 xícara de chá de gengibre

Opção 2

2 castanhas-do-pará

1 xícara de chá de camomila

Almoço

Opção 1

Salada de alface com tomate e 2 colheres de cenoura ralada. Temperados com um fio de azeite, suco de limão e pouco sal.

2 colheres (sopa) de abobrinha cozida

1 filé de frango grelhado

1 pequena fatia de abacaxi

1 colher (sopa) de lentilha cozida

Opção 2

Salada de alface, agrião, 3 tomates cereja e 1 colher (sopa) de grão de bico cozido. Temperados com um fio de azeite, suco de limão e sal

1 sobrecoxa de frango assada e sem pele

1 colher (sopa) de acelga refogada

4 morangos

Lanche da Tarde

Opção 1

1 torrada integral

1 fatia de queijo light

1 xícara de chá de camomila

Opção 2

Metade de uma pera

1 fatia de ricota

1 xícara de chá de gengibre

Jantar

Opção 1

Salada com 3 colheres (sopa) de repolho, 2 colheres de vagem, 3 fatias de tomate, 1 lata de atum ao natural, gergelim e salsinha. Temperados com um fio de azeite, suco de limão, sal e vinagre balsâmico.

Opção 2

Salada de rúcula com fatias de tomate e 1 colher (sopa) de ervilhas em conserva

2 fatias de berinjela grelhada com um fio de azeite

Porção de rosbife

Ceia

Opção 1

1 copo de leite de soja light

Opção 2

1 fatia e ½ de ricota